página inicial
Patinagem
 
Orquestra
 
Futsal
 
 
Historial Direcção Localização Multimedia Comentários Contactos
 
Orquesta do Clube Cultural e Desportivo de Veiros

A Orquestra do CCDV foi formada oficialmente em 1990, tendo como base os elementos mais evoluídos da Escola de Música que funciona neste Clube desde 1980, sendo esta ainda a única fonte dos músicos que a integram. Constituída actualmente por 49 elementos, com idades compreendidas entre os 11 e os 34 anos, a Orquestra encontra-se sob a direcção do Maestro Arménio Jacinto Soares Pinto.


Teve a sua primeira actuação em Junho de 1990, no Centro Cultural Aradense, Arada - Ovar.
Das inúmeras actuações que realizou no país destacam-se:

 
orquestra

1990 - Festas em Honra de S. Bartolomeu em Veiros.

1991 - Centro Recreativo de Guilhovai - Ovar; Veiros; Vouzela; Coimbra; Canelas; Furadouro e Torreira.

1992 - Actuação no Hotel da Curia a convite do Inatel, Foz do Arelho; Vila Franca de Xira; Coimbra; Alverca do Ribatejo; Espinhel - Águeda; Participação no 6º Festival de Música do Inatel.

1993 - Festa da Eleição da Rainha do Carnaval de Estarreja; Casino da Figueira da Foz, numa acção promovida pelo DREC (em representação do Distrito de Aveiro); Viseu; Coimbra; Alverca do Ribatejo - 1º Festival Internacional de Jovens a convite do Instituto Português da Juventude de Lisboa; Ovar; Canelas; Veiros e Hotel Casa Branca - Lavadores, Gaia a convite da DOW Chemicals Portugal.

1994 - Participação no Concerto do Ano Mundial da Música, no Parque Eduardo VII, a convite do Comité Nacional e Bienal de Lisboa; 7º Festival de Música do Inatel e também do Festival do Ano Mundial da Família no Teatro Aveirense a convite do mesmo; Esmoriz; Coimbra; Águeda; Estarreja; Condeixa e Veiros.

1995 - Valpaços; Estarreja; Festival da Rádio Voz da Ria; Avanca; Veiros e Murtosa.

1996 - Alverca do Ribatejo; Almada; Viseu; Espinho e Porto (Ipanema Park Hotel a convite da Associação Portuguesa de Contabilistas - Delegação do Norte).

1997 - Estarreja; Pardilhó; Esposende; Angeja; Ílhavo; Ovar e Veiros.

1998 - Aveiro; Pardilhó; Estarreja; Ovar; Oliveira de Azeméis; Couto de Cucujães e Veiros.

1999 - Aveiro; Estarreja; S. João da Madeira; Torreira; Avanca; Torres Vedras; Gafanha da Nazaré e Veiros.

2000 - Aveiro; Avanca; Estarreja (13.º Aniversário do Núcleo Sportinguista do Concelho de Estarreja) e Torreira.

2001 - Bunheiro, Gafanha da Nazaré; Salreu (a convite da Associação Columbófila de Estarreja); Avanca (VII Festival de Gastronomia de Avanca); Estarreja (2.º Encontro de Campismo de Estarreja) e Veiros (comemoração do Dia da Freguesia).

2002 - Covilhã; São João da Madeira; Fermelã e Murtosa.

2003 - Aveiro; Estarreja (participação no Festival da Canção de Estarreja) e Vagueira.

2004 - Estarreja (Festival 7 Rias 7 Freguesias); São João da Madeira e Veiros (Feira dos Recursos Locais).

2005 - Ourém (II Festival de Música e Dança de Ourém); Festas de Santo António e da Cidade de Estarreja; Festimúsica - Festival de Música da Inatel, em representação do Distrito de Aveiro - vencendo as eliminatórias regionais e a final nacional, realizada a 2 de Julho no Parque das Nações em Lisboa.

Do seu curriculum fazem parte 3 internacionalizações: a primeira ocorreu em Abril de 1993, aos Estados Unidos da América, a convite de alguns emigrantes. A segunda, em Maio de 1994, a França, Tours - La Riche, a Convite da Câmara Municipal de Estarreja. E a terceira, em Abril de 1997, aos Estados Unidos da América, igualmente a convite de uma comissão de emigrantes.


Destaca-se ainda, em 1995, a participação em diversos programas televisivos: "Viva a Manha " (RTP 1) de Manuel Luís Goucha; "À Volta do Coreto" (RTP 2) do Maestro António Vitorino de Almeida e "Minas e Armadilhas" (SIC) de Júlio César.

Foi-lhe também atribuído o troféu "Morenos de Ouro" do GRES "Os Morenos", em 1995, pelo trabalho desenvolvido no sector cultural e das artes. Em 1998, a Orquestra foi homenageada pela Junta de Freguesia de Veiros, pelo trabalho desenvolvido em prol da freguesia.

Tem dois trabalhos discográficos editados. O primeiro, em 1995, intitulado "Orquestra Ligeira do CCDV" e o segundo, "Instantes", em 2000. O espectáculo de apresentação deste último álbum, que ocorreu no Centro Paroquial de Avanca, contou com a participação do tenor Carlos Guilherme.

 
Para ouvir todas as músicas dos nossos dois cd´s, pode fazer download das mesmas, na secção Multimédia deste site
 
Digitalmente